Ter coragem e ser gentil

Inicio a reflexão dessa semana com uma frase de um autor desconhecido: "Você terá que aprender que a vida só dá asas a quem não tem medo de cair". A vida é muito curta para não conquistarmos nossos objetivos, e muitas vezes não sabemos nem como começar a fazer isso. Nos deparamos diante das inúmeras dificuldades e não vemos uma saída clara daquelas situações. Ora um problema financeiro, familiar, uma dificuldade acadêmica, profissional, divergência de ideologias, opiniões e lista continua. É árdua a tarefa de tentar encontrar soluções para conflitos tão divergentes e frequentes no nosso dia-a-dia. Entretanto ao rever um dos maiores clássicos e bem rentáveis animações da Walt Disney Pictures, Cinderella, cheguei a conclusão que a vida pode ser maravilhosa e mágica mesmo diante dos mais penosos percalços que aparecem. A história em si é amplamente conhecida, a protagonista primeiramente mora com seus progenitores e ao longo da história, sua mãe vem a falecer, o pai casa-se com outra mulher e logo após o pai vêm a óbito. A partir daí, a menina passa a viver sob cuidados da madrasta e a trama toda tem enfoque sobre esse período.

O que cativou a minha atenção neste filme foram as palavras da mãe da Cinderela, quando ela está em seu leito de morte. Ali foram ditas suas últimas palavras, dirigido seu último ensinamento a filha. A frase dita era algo mais ou menos assim: "Tenha coragem e seja gentil. Onde existe gentileza, existe bondade. E onde existe bondade, existe magia".  Essa é uma das chaves para as incertezas, dificuldades e dúvidas em nossas vidas.

Talvez, a primeira vista, pareça algo superficial, apenas uma frase de "conto de fadas". E talvez você possa pensar que magia é algo abstrato, irreal e então talvez possa não se aplicar ao mundo em que vivemos. Aí é que vem o engano, pois a essência da frase que é relevante, sendo no mundo figurado ou no nosso, real. Não é fácil conquistar nossa independência: seja ela pessoal, profissional, acadêmica, financeira e outras; mas se tivermos coragem, não desistirmos e mesmo sabendo que não é fácil, que existe a possibilidade de tudo dar errado, ainda assim vale a pena, no pior dos casos você adquiriu experiência, conhecimento, aprenderá com erro e no melhor dos casos, conseguirá ter atingido seu objetivo.

Naturalmente somos seres interativos, com anseios e desejos. A clássica frase: "Gentileza, gera gentileza" se aplica perfeitamente neste contexto e, se verdadeiramente aplicada, pode realmente mudar nossas vidas. Um sorriso é capaz de alegrar multidões, um abraço de confortar corações, um elogio é capaz de salvar vidas. Muitas das vezes somos tomados pelo medo, pelas incertezas, somos encurralados por situações que não procuramos ou que nós mesmos procuramos também. É indiferente a razão, a causa ou circunstância as adversidades em nossas vidas. Cada um tem sua batalha em particular, uma luta a vencer, um propósito a atingir.  Para isso, temos que enfrentar nosso próprios leões, parafraseando, W. R. Dimas, "Correr riscos é melhor do que passar o resto da vida arrependido por não ter tentado". O primeiro passo comum a qualquer situação cotidiana é ser corajoso, pois sem fé em nós próprios, não conseguimos nada. E, da mesma maneira também ser gentil, pois sozinhos não chegamos a lugar nenhum. Por mais que pareça não haver esperança ou expectativa, somente haverá certeza com coragem e gentileza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dor de fora ameniza a dor de dentro

Seja honesto consigo mesmo

Depressão, mania e bipolaridade