Amor é raridade ou somos seletivos demais?

É comum, em minha vida, que o assunto relacionamento seja um tópico nas conversas. Após muito bate-papo com amigos, familiares, e até mesmo fazendo uma autoanálise, cheguei a duas possíveis conclusões sobre um relacionamento duradouro: Ou são as raras as pessoas que procuram o mesmo que nós ou somos seletivos demais. Não consegui encontrar outra solução, pelo menos não para primeiros relacionamentos. Minha avó casou-se com o primeiro namorado, minha mãe, idem. Então elas tiveram um amor, minha vó tornou-se viúva e minha mãe divorciada, se elas não conseguirem encontrar um amor novamente, é até compreensível, pois já tiveram um relacionamento e filhos, constituíram família. Mas e quem nunca teve um grande amor? Será o tempo responsável para que os romances aconteçam? Eu prefiro não confiar tanto nele assim, pois minha tia-avó morreu solteira e sem filhos, aos mais de 80 anos.
Não posso afirmar que é uma verdade universal, mas no meu meio, eu incluso, ninguém quer morrer sozinho, todos querem encontrar um companheiro e compartilhar momentos, divertir a dois, dividir as tristezas, ter alguém para conversar, rir, divertir, dar suporte, apoiar, amar e ser amado. Mas tomando a minha própria vida como exemplo; já tive alguns relacionamentos que, de uma maneira ou outra, encerram-se em menos de um ano convivência, cada um. Fui ensinado que se é amor de verdade, não termina, mas discordo, existem várias razões para terminar mesmo havendo amor, sendo elas: amor unilateral, distância e necessidade da presença física, falta de compatibilidade, propósitos de vida diferentes, maneiras distintas de demonstrar o amor e claro, não poderia faltar, traições. Também fui ensinado que quem ama, não traí. Eu até acreditava nisso, para mim amor era sinônimo de bigamia. Hoje em dia, eu acredito que quem ama, não mente. Então traições pré-acordadas são uma das soluções para não terminar o relacionamento, hoje em dia isso esse acordo é conhecido como relacionamento aberto. E é uma forma válida de continuar com quem sem ama sem privar da liberdade da vida de solteiro, contato que haja muita verdade e sinceridade. Também há aquela prática milenar muito difundida: o ménage à trois, normalmente responsável por reacender a chama do relacionamento.
Visto isso, diante de tantas possibilidades para se ter um relacionamento, tantas maneiras de fazer dar certo o romance, por que ainda existem pessoas que clamam querer alguém e estão solteiras? Continuando o raciocínio do primeiro parágrafo, talvez seja possível que estejamos focando muito no que queremos e não estamos vendo a possibilidade do que podemos vivenciar com o outro. É provável que estejamos focando em primeiras impressões, e fazendo julgamentos iniciais sem nem ao mesmo conhecer. Talvez baixar um pouco guarda e se permitir tentar seja uma boa saída, somente tome cuidado para não usar um relacionamento como comparação com o outro, cada um é um ser humano diferente e o que aconteceu no seu último relacionamento, não necessariamente, acontecerá nesse. Permita-se arriscar sem medo do que possa acontecer a diante, cuide do presente e o futuro virá como planejado.
Daí muitos podem vir e me dizer: Mas Mateus, eu sou flexível, estou aberto a novos relacionamentos sem pré-julgamentos, mas mesmo assim não encontro uma pessoa que partilhe dos mesmos sentimentos, o que eu faço? Nesse caso, podemos considerar o amor uma raridade. Mas não é impossível de encontrá-lo, lembre-se disso. Muitos dizem que há mais de sete bilhões de pessoas no Planeta Terra, que o nosso amor está por aí e nós apenas não o encontramos ainda. Eu absolutamente concordo com essa afirmação, o problema não somos nós, não é nosso físico, nosso emocional, não é porque somos seletivos demais. É só uma questão de não ser o tempo certo. Não há como saber quando nem onde estará aquele alguém que te conquistará e estará ao teu lado pelo resto na vida, mas se há uma certeza, é que ficando dentro de casa você está desperdiçando a chance de encontrá-lo. Saia com amigos, divirta-se, frequente lugares novos, passeie, fique bem consigo mesmo, não se encha de preocupações, apenas permita-se viver. Trilhe seu caminho, faça seu destino, encontre a felicidade em você mesmo e quando se amar de verdade, aquele alguém especial verá o brilho nos seus olhos, o sorriso no seu rosto e acontecerá o lindo encontro de almas.
Se você acredita que relacionamentos foram feitos para serem: leves, sem cobranças, com parceria, com respeito e diálogo, indico a leitura: "Combo Reacreditando no Amor - 3 livros que vão mudar seus relacionamentos".
Tudo o que eu produzo desde 2011 é fruto de muito autoconhecimento e aceitação, recomendo a todos que leiam o livro: "Em um relacionamento sério com a ansiedade" onde aprendi a verdadeira fórmula para resgatar minha saúde mental. 

Comentários

  1. Amei! É bem isso mesmo... Tudo no seu tempo.

    ResponderExcluir
  2. O tempo é a solução natural para tudo que está em mudança e/ou em transição. E o que queremos é uma ênfase da jornada em que estamos. Se não há compreensão de tempo? Não há compreensão de nós mesmos. Se não há certeza? Tente a opção de tomar as rédias por si só; o caminho pode ser válido, enquanto que, o destino é a única certeza que está traçado em nossas vidas.
    Buscar a felicidade é entender que a arte pode transformar traços em formas, e formas em textura, daí parte o resultado. Sabendo que a arte não faz valer o pré-julgamento, nem a primeira impressão. Mas sim a reflexão de que tudo que poderia ser apenas uma opção, será uma lúdica reação do entender

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, exponha sua opinião e interaja com o Virtudes. Aqui quem manda é você!

Postagens mais visitadas deste blog

A dor de fora ameniza a dor de dentro

Seja honesto consigo mesmo

Depressão, mania e bipolaridade