Atitudes dependem de coragem

A princípio, é muito fácil dizer que temos que ter virtudes e atitudes. Mas o que geralmente complica é  conseguir conciliar as virtudes com as atitudes. Muitas vezes sabemos muito bem a teoria, mas quando temos que usar a prática, nos deparamos com uma realidade totalmente distinta.
A covardia ocasionalmente pode aflorar em nossa raízes, não porque sejamos fracos, mas porque o medo, às vezes nos deixa apreensivos. É normal ter medo de arriscar, já que a insegurança provém daquilo que nunca fora explorado pelo nosso ser. Em outras palavras, o que nos assusta é o novo, é aquilo que nunca tentamos fazer antes.
Nesse caso o velho ditado "É errando que se aprende" se aplica catedraticamente. Pois se não errarmos  de todas as formas possíveis, nunca aprenderemos qual é a maneira correta de agir. Verdade seja dita, errar não é bom, mas é necessário.

A coragem é uma virtude de suma importância, pois ela fica intermediada entre as virtudes e as atitudes, é como se ela fosse a energia de ativação de qualquer reação. Mas para que essa coragem seja facilmente adquirida, é necessário termos autoconfiança, e muitos erros. Parece ilógico, mas errar é o meio mais rápido e seguro para podermos superar  nosso receios diante das diversas situações que passamos dia a dia. Os erros atuam como um catalisador que diminuem a energia de ativação para que a reação ocorra com mais facilidade. Mas muitas vezes os erros diminuem a coragem, pois, mais uma vez, o medo aparece e devasta a audácia que deveríamos ter.
A falta de ânimo infelizmente é comum, já que a intrepidez habitualmente aparece somente em momentos que não agimos com a razão. Ou seja, somos corajosos quando estamos bêbados ou apaixonados. Essa afoiteza não é válida, pois ela somente nos deixa mais vulneráveis. Não devemos ter medo de arriscar, pois só os corajosos conquistaram o que quiseram. Como diria George Bernard Shaw "Uma vida cometendo erros não é honrada, mas é mais útil do que uma vida fazendo nada". 
Não deixe sua vida em movimento uniforme, onde as mesmas coisas sempre são iguais. Mude, inove, arrisque-se transforme suas realizações em uma progressão geométrica para que elas se multipliquem. Que sua coragem aumente mais que centenas de mitoses que podem ocorrer nas células. Nunca desanime, não há empecilhos que sua vontade própria não possa ser maior. Minhas palavras podem não valer muito perto do grandioso empreendedor que fora o primeiro a montar uma linha de produção em série de automóveis, e o primeiro o produzi-los em menos tempo, Henry Ford, então, termino meu texto com uma citação desse esplêndido homem:
"Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."

Comentários

  1. Adorei o seu blog...
    To seguindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Cecilia, já entrei no parafraseando também. Gostei muito de seus "vastos pensamentos". Também estou seguindo.

      Excluir

Postar um comentário

Comente, exponha sua opinião e interaja com o Virtudes. Aqui quem manda é você!

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão, mania e bipolaridade

A dor de fora ameniza a dor de dentro

Carpe Diem