O novo mundo

Hoje, em meu primeiro texto de 2013, gostaria de compartilhar com vocês minha sincera opinião sobre a tecnologia.
Não acredito que ela seja um mal, entretanto acredito que seja necessária, já que nossa vida seria muito mais complicada se não utilizássemos dos inúmeros recursos das gerigonças eletrônicas. 
Mas existem outros meios de encontrar informações. Confesso que desde que descobri o poder do livro, há mais de dez anos, achei-o uma ferramenta impressionante. Tudo o que eu queria saber era só perguntar qual era o livro correto para a bibliotecária de minha cidade, ou vasculhar na imensa estante de minha avó. 
Naquela época, meus pais mal utilizavam o computador. Eu só o usava para jogar Paciência. Caso eu precisasse fazer algum trabalho escolar, o mesmo era realizado na biblioteca municipal e com auxílio das revistas que tínhamos em casa. 
Diante disso comecei a pensar o quão somos dependentes da tecnologia hoje, não só pelo entretenimento  que ela dispõe, mas também é essencial na vida profissional, não consigo imaginar, nos dias atuais, meus pais trabalhando sem utilizar o computador. Não creio que seja um mal poder receber sua renda no final do mês. O que me preocupa é o exagero. 
Certo dia, vi uma reportagem cuja manchete era a a seguinte: "É necessário desligar o computador?". Fiquei tão abismado, pois achei que a resposta era óbvia, visto que não ficamos 24 horas por dia e sete dias por semana no computador. Mas, surpreendi-me ao ver que realmente muitos indivíduos deixam o computador sempre ligado. As alegações eram variadas: "Não tenho paciência para esperar a inicialização do sistema" ou "Sempre estou baixando arquivos pesados". 
Acredito que o computador seja uma exímia ferramenta de trabalho e estudo, mas que assim como nós, tem um limite, deixar o computador sempre em funcionamento pode o sobrecarregar, esquentá-lo demais e o que eu considero pior: a conta de luz virá mais elevada que o normal!
"Estamos viciado por tecnologia a ponto de torná-la um mal?" Checar o e-mail eventualmente, entrar nas redes sociais, ver alguns vídeos online, ler blogs, acho que são ações normais e muitos fazem hoje em dia, mas o que percebo é que muitos extrapolam e não conseguem se impor um limite.
Precisamos, nos desligar um pouco, esquecer a vida atribulada  da atualidade e relaxar, passar um tempo como nossos avós viveram a vida inteira. Apesar de a internet ser magnífica, ela pode ser viciante e nos causar mal. Às vezes, precisamos parar e ler um livro de papel, aproveitar a vida real e procurar a verdadeira felicidade, antes que todo nosso dinheiro vá para o analista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão, mania e bipolaridade

A dor de fora ameniza a dor de dentro

Carpe Diem