Realidade contra sonho

Por mais estranho que esse título possa parecer a principio, ele deixa no mínimo uma dúvida pairando no ar. No momento em que escrevo esse texto, tenho vinte e dois anos, cerca de trinta e nove currículos em minha área de trabalho e diversas entrevistas que não deram certo. Meu currículo é, na maioria das vezes, interessante para a vaga, mas na entrevistas parece que nunca sou bom o suficiente. Depois de repensar muito a respeito, cheguei a seguinte a dúvida: "O que eu realmente quero?".
Depois dessa reflexão fui analisar o meio social que faço parte para tentar entender o que eles realmente queriam e o porquê deles almejarem tanto um emprego. As respostas se resumiam nos seguintes grupos: Alguns necessitam do dinheiro, pois são mantenedores da família e precisam de dinheiro para pagar as contas; Outros querem aplicar os conhecimentos aprendidos em seus respectivos cursos de faculdade e consequentemente agregar conhecimento atrelado a um salário e também há aqueles que somente querem sua independência financeira.
Todos são motivos válidos e a única correlação entre todos eles a seguinte: receber dinheiro. Mas daí surgiu minha dúvida: "É preciso ter um emprego para ganhar dinheiro?". Muitos podem pensar se você vêm de uma família rica, ou de uma família que tem um empreendimento, talvez você não precise de um emprego, ou porque será sustentado ou porque no futuro será dono da empresa familiar.
Entretanto, a grande parte da população não dispõe dessas  situações e eles têm de seguir pelo caminho tradicional: estudar com empenho para conseguir um bom emprego no futuro. Mas por quê não estudar para empregar pessoas? Ou melhor porque não estudar pelo seu sonho? Eu criei esse blog em meados de 2011 e o fui abandonando com o tempo pois eu estava estudando para conseguir um emprego e não para realizar meus sonhos.
Com o passar do tempo, eu fui forçado a acreditar que escrever não era uma profissão rentável e ainda mais escrever online onde competimos com os vídeos que são, a primeira vista, muito mais atraentes. A princípio, gostaria de cursar psicologia para poder me aprofundar mais no maravilhoso mundo de autoajuda e realmente ser mais capacitado para ajudar pessoas, esse era o meu sonho. Mas as portas foram fechadas no momento em que ouvi a seguinte frase: "Isso não vai te sustentar e eu não o aconselho a seguir nessa área"
Confesso que não fui um dos melhores alunos da turma e minhas notas não eram suficientes para cursar Psicologia em uma faculdade pública. Vi-me diante da seguinte situação: Dezesseis anos de idade, sem emprego, sem dinheiro e sem apoio para cursar psicologia em uma faculdade particular. Eu poderia ter arriscado, continuado com meu blog, tentado um vestibular no ano seguinte, mas eu decidi seguir pelo caminho tradicional: Entrei para um curso na faculdade o qual eu não conhecia muito bem, me decepcionei com minha graduação e tentei mudar para algo que me despertasse uma paixão.
Troquei de faculdade, troquei de curso, acabei me apaixonando pelo curso de engenharia de produção e trabalhar nessa área acabou sendo meu segundo sonho. Aos meus olhos assim como a psicologia ajuda as pessoas, a engenharia de produção ajuda empresas. Ainda não consegui trabalhar na área, já fiz três entrevistas de estágio para poder iniciar meus trabalhos nas empresas, mas por enquanto ainda não concretizei meu segundo sonho.
Nesse meio tempo, eu pensei: "E se eu voltar a escrever?". Concordo que há muitas atividades dentro da faculdade que acabam me deixando sem tempo, mas eu novamente pensei: "Eu amo escrever, o que eu tenho a perder?". E cá estou, sem ter a mínima noção se vai dar certo ou noção, a única certeza que tenho é que estou realizando um sonho e jamais estive tão feliz como eu estou agora. Então, deixo vocês com a reflexão: "Você quer um emprego ou realizar seus sonhos?".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão, mania e bipolaridade

A dor de fora ameniza a dor de dentro

Carpe Diem