As duas faces da vida

Parafraseando a música de autoria de Nando Reis: “agora é só você, e não vai adiantar, chorar vai me fazer sofrer!” Existem momentos que todos nós pensamos que não há possibilidade de piorar, e eles pioram. Queremos desistir, pensamos que não há mais saída e muito vezes aceitamos sem pestanejar.

Ninguém vive para sofrer. O sofrimento faz parte da vida. E se tentarmos viver para não sofrer, viveremos infelizes. Muitos pensam que se esquivar de situações complicadas é a melhor solução, mas não é. Não há como atingir nossos objetivos sem arriscar. Arriscar não é garantia de nada, também. Como uma moeda, ao jogá-la para cima, temos duas faces que podem cair. Metaforizando com nossa vida, uma face pode ser boa outra nem tanto. Mas se não a jogarmos, nunca descobriremos qual face cairá sobre a mesa. Muitos têm a coragem necessária para arriscar e jogar. A persistência para não desistir, nem tantos. A bravura para trocar de moeda, menos ainda. Um pequeno ato pode mudar todo o final do processo, e isso não é especulação minha ou de ninguém, é uma parte da teoria do caos, chamada de "Efeito Borboleta". Este, diz que um pequeno bater das asas uma borboleta poderia causar um tufão do outro lado do mundo. Parece loucura, mas nossa vida é assim também,

Certamente você já passou por alguma situação que jamais imaginou que pudesse vir a acontecer. Como muitos dizem não há como prever o imprevisível. Como uma moeda, esses imprevistos tem duas faces. Podemos passar por situações inesperadas que nos retornam boas lembranças e ótimos frutos, mas também podemos querer que isto nunca tivesse acontecido, neste caso podemos sofrer muito, mas isso não significa que tudo está perdido. Talvez uma situação que nos parece ser ruim pode ser a causadora de abrir nossos olhos e nos fazer verdadeiramente feliz. Nem tudo é imprevisível, a verdade pode estar muito clara, a nossa frente, mas às vezes preferimos não enxergar, e é isso que nos faz sofrer. Temos que encarar as dificuldades sem medo e acreditar sempre que conseguiremos.

Muitos de nós traçamos planos de vida, percursos a se seguir, e nem sempre eles se concretizam. Pensamos erroneamente que o próximo agirá do modo que desejamos. Isso na maioria das vezes, não ocorre. Temos uma vida curta, ontem mesmo estávamos no colo dos pais e amanhã estaremos só em nosso leito de morte. Mas, mesmo sabendo que no final a morte vencerá não podemos desistir, devemos insistir em viver da melhor forma possível. Não é possível se livrar dos sofrimentos, e muito menos escondê-los. Por mais que aparentemos ter uma vida boa, um cônjuge maravilhoso, uma bela casa e um bom coração, não há vida sem sofrimento. E esconder isso de si mesmo é que nos faz sofrer ainda mais. Muitos desistem sem ao menos tentar, com medo de errar, com medo de sofrer. Mas a vida é uma moeda, às vezes a face ruim pode cair, mas também há a face boa e só teremos o que queremos se tivermos coragem de fazer mudanças, uma simples mudança pode tornar tudo muito diferente, evidentemente que isso pode ser negativo, mas isso não pode nos abalar, tudo pode se tornar muito melhor, mas só acontecerá com muito suor, só assim nosso sonho se tornará realidade e a partir daí teremos novos sonhos e suaremos para conquistá-lo novamente e o ciclo se repetirá. A vida não é linear, tem altos e baixos, faces boas e ruins. O segredo é lutar sempre, com respeito, dignidade e humildade, pois sozinhos não chegamos a lugar nenhum. Saber valorizar quem esteve ao seu lado quando você mais precisou é importantíssimo e lembrando sempre que nunca podemos desistir de sonhar. A cada tentativa a moeda da vida é lançada, a face boa pode cair a qualquer momento, mas isso só acontecerá se nunca desistirmos de tentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão, mania e bipolaridade

A dor de fora ameniza a dor de dentro

Carpe Diem