Neutro


 Há momentos ou situações de nossas vidas, que parecem ser tão repetitivas, que preferimos ficar neutros. Aprendi isso com meu pai, toda vez que uma possível discussão pode começar a ocorrer, ele se cala e não prossegue com ela. Ele aproveita para ouvir o que o outro tem a dizer, e se ele sentir que precisa melhorar em algum aspecto, ele leva a discussão unilateral como aprendizado.

Ser neutro é muito difícil, principalmente num mundo onde todos querem que sua voz seja ouvida e exigem de vocês uma posição. Alguns só aceitam se você tiver a mesma opinião que eles, mas também os que respeitam se você tiver uma posição contrária. Mas é muito raro aquele que respeita que não tem uma opinião formada, eles ficam nos instigando até apoiarmos algum lado.

Isso, às vezes, pode ser irritante, mas também pode ser benéfico, pois por exemplo, se você tem uma posição neutra em relação a todos, dificilmente você será malquisto por alguém. Ao meu ver, tem mais pontos positivos do que negativos ao ser neutro. Muitos podem te chamar de frio, sem coração e adjetivos relacionados. Mas estar neutro te garante tomar as decisões de maneira mais sensata e não no calor das emoções, também te ajuda a evitar conflitos que não agregarão em nada. Ser neutro te ajuda a controlar os impulsos e ser mais reservado consigo próprio e em diversos aspectos pessoais, principalmente com o dinheiro.

O mais complicado em ser neutro é conseguir fazer o outro enxergar que você o ama. É difícil expressar sentimentos profundos quando você está acostumado a ser neutro. Mas isso não significa que você não tenha emoções, significa que você não as deixa dominar você. Mas todos amam, todos sofrem, todos têm afetos e mágoas também. Demonstrar isso pode ser difícil, mas não impossível, trabalhando a comunicação, tudo é possível.

Até para quem não adota o estilo neutro de vida, a comunicação pode ser difícil, agora imagine para quem não tem o hábito de argumentar. Ter esse modo de viver como seu guia trará vários benefícios, isso é um fato, mas é importante salientar que há situações que não podemos simplesmente ignorar, há momentos em que precisamos expressar o que sentimos, o que nos incomoda e fazer um pouco as nossas vontades. Caso contrário, podemos acabar sozinhos, sem as pessoas que realmente amamos, sem amigos verdadeiros e sem satisfação própria. 

De nada vale a vida se não formos felizes, se não realizarmos nossos sonhos e não aproveitarmos os momentos. O presente foi feito para ser vivido. E o mais importante, deve ser vivido por quem realmente somos nós, com nossas vontades, nossos desejos e nossa vida. Mas tudo em excesso é prejudicial, por isso um pouco de neutralidade faz bem a todo mundo, saber se controlar quando não é um bom momento para uma comprar, aprender a ouvir mais do que falar. Principalmente aprender a pensar antes de agir ou tomar decisões. O exercício da paciência e cautela se aplicam nesse contexto e são cruciais para viver uma vida mais tranquila, realizada e com menores arrependimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dor de fora ameniza a dor de dentro

Seja honesto consigo mesmo

Depressão, mania e bipolaridade